RUA DA REPUBLICA 235 CENTRO
CEP 58.010-180 JOÃO PESSOA - PB
FONE:
(83) 3031 2903
FAX: (83) 3031 2903
EMAIL:
sindacs.pb@hotmail.com

domingo, 13 de março de 2011

Reunião da Coordenação Nacional de ACS e ACE discutem reivindicaçoes da categoria

A coordenação Nacional dos ACS e ACE se reuniram nos dias (01, 02 e 03 ) em Salvador-BA para discutirem as reivindicações da categoria. Esteve compondo a mesa, representantes de sindicatos de vários estados, inclusive o SINDACS-PB e a presidente da CNTSS Maria Aparecida Faria, onde enfatizou a importância da categoria dentro da confederação, e os avanços que ocorreram nas reivindicações da categoria após essa parceria.
Outro convidado, o diretor de Atenção Básica da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia Sr. Ricardo Heinzelmann , apresentou a experiência da desprecarização dos Agentes na Bahia.

Na avaliação do diretor do SINDASC/AL estas reuniões estão sendo de grande importância para os trabalhadores. “ Com exceção de apenas três municípios foi possível regularizar o vinculo empregatício da categoria no estado. Um debate rico, que contribuiu para a troca de experiência da luta dos sindicatos nos diversos estados brasileiros no que diz respeito a regularização do vinculo de trabalho dos ACS e ACE”, finaliza ele.
Em seguida foi apresentado um vídeo da história de lutas do SINDACS-BA e discutida a organização da categoria a nível nacional. No final desta tarde, no final dos trabalhos, a Coordenação Nacional preparará um documento com as reivindicações da categoria para ser discutido com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha numa audiência que acontecerá no dia 10 do corrente.
A coordenação também fará um levantamento do relatório da reunião do planejamento que aconteceu em janeiro de 2011 em Pernambuco, para que as ações definidas sejam implantadas.

38 comentários:

  1. Ola sou diretor do SINDSAUDE-GO e também do recém criado SINDACS-GO e gostaria de saber se foi discutido ai sobre a entrada do nosso sindicato neste grupo de discussão, uma vez que já tinha falado com o companheiro Jorge de Recife e ele me garantiu que iríamos participar desta reunião em Salvador e no entanto só fiquei sabendo depois que a mesma aconteceu.
    Faço este questionamento por entender que quanto maior o grupo, mais força teremos para avançarmos rumo a nossa meta.

    ResponderExcluir
  2. minha esposa é ACS á dez anos na cidade de cordenador de saude do municipio,sendo esta a rua em q moramos.ela pode se prejucar por acata esta ordem alagoa nova,tendo 8 areas para assistir quase150 familias,e esta sendo obrigada a entregar uma das areas por exigencia do ? já que uma das regras do concursso é residir no local das areas ?

    ResponderExcluir
  3. minha esposa é ACS á dez anos na cidade ,tendo 8 areas para assistir quase150 familias,e esta sendo obrigada a entregar uma das areas por exigencia do cordenador de saude do municipio.ela pode se prejucar por acata esta ordem ? já que uma das regras do concursso é residir no local das areas ?

    ResponderExcluir
  4. AO COMPANHEIRO DE GOIAS - MEU GRANDE NÃO SEI COMO FOI A SUA ARTICULAÇÃO COM JORGE MAIS AS REUNIÕES E O GRUPO ESTA ABERTO A CONVERSAS E ADESÕES POIS SOMAR É PRECISO. ESTAMOS CONVOCANDO AS CATEGORIAS DE ACS E ACE PARA ESTARMOS JUNTOS EM BRASILIA NUMA GRANDE MOBILIZAÇÃO, DIAS 26, 27 E 28 DE ABRIL.

    ANÔNIMO DE ALAGOA NOVA - SERIA BOM NOS IDENTIFICARMOS NOS COMENTÁRIOS, PORÉM SUA ESPOSA
    PODE SIM MUDAR DE ÁREA DESDE QUE PERMANEÇA MORANDO DENTRO DA ÁREA ATENDIDA PELO POSTO QUE ELA TRABALHA, SENDO ASSIM PODE SEM SE PREOCUPAR.

    ResponderExcluir
  5. Faço parte dos sofredores de 2003...isso mesmo,aqueles q o ex e atual governador nos despreza,chamando-nos de mentirosos,fraudadores,como se não tivessemos feito a seleção,como se não tivessemos feito a prova nem participados da entrevista.
    o sindicato...há esse sindicato,muito esperto,"conseguiu" q apenas os acs anteriores a nós, fossem efetivados...por "coencidência" a turba do sindicato de enquadra nessa categoria e nós....os de 2003,ficamos a ver navios,numa briga sem fim na justiça,sem direito a 1/3 de férias,sem carteira assinada,sem pespectiva,sem paciência com essa gestão q se assemelha a um coronelzinho da bahia q já a um bom tempo bateu as botas (ACM..o toinho malvadeza)já o nosso coronelzinho das acacias,esse esta vivo e forte,e junto com nosso sindicato de fachada,q ambos andam de maõs dadas,estão pouco a pouco levando os acs de joao pessoa pra dentro de um lugar,cheio d'agua,com esgoto aberto e local preferido dos suicidas...na lagoa,solom de lucena!

    ResponderExcluir
  6. assino embaixo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. assino embaixo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. assino embaixo!!! e ainda deixo a dengue comer solta, enquanto nao tiverem respeito com nosso trabalho e principalmente com nosso salario, 651 ate quando? ja que esse Sindacspb nao entre em greve, eu faço minha propria greve! ACS de João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  9. Muito bem companheiro!!

    ResponderExcluir
  10. esse é o retrato dos acs de joão pessoa descrito pelo companheiro aí.
    me sinto sacaneado por esse sindicato,bajuladores da prefeitura,conseguiram sua alforria e deixaram nós de 2003 nessa situação vexatória,cambada de inúteis.
    quando vou nas reuniões e vejo a presidência e seus patetas sentados na mesa junto com a turma da prefeitura ,sorrindo,achando graça uns dos outros,mê da uma vontade de jogar meu sapato neles,más aí voltaria pra casa descalço,não daria esse gostinho a eles,mas adoraria ver eles com a marca de meu "pisante" na testa!
    8 anos desbravando joão pessoa,enfrentando sol e chuva,caindo,arranhado,ardido com o sol,e vem com esse papo q eu entrei pela porta dos fundos- EU PASSEI NA SELEÇÃO,EU ENFRENTEI FILA NO RONALDÃO PRA ENTREVISTA,cadastrei famílias,convenci pessoas a confiarem no sistema de saúde,e agora vem ,com esse blá-blá-blá,me respeitem ,eu e as outras centenas de acs q estao em minha situação,nossa cidade esta coberta de ratos,peço ao sindicato q coloquem isso em sua pauta de reivindicações,mas acho q eles não farão,tem medo de seus rabos serem decepados!

    ResponderExcluir
  11. nao teria ratoeira suficiente em jampa amigo,pra pegar tantos ratos,principalmente esses daí!
    tu tá certo em tudo,faço de suas minhas palavras e pensamento.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber quando o sindicato vai fazer algo para pressionar a prefeitura para cnvocar o restante dos classificados ao concurso feito em 2006 em João Pessoa??

    ResponderExcluir
  13. que sindicato cara palida?
    isso pode ser tudo menos sindicato.
    sindicato luta pela sua categoria de forma honesta e coerente e esse não é o caso.
    vc liga pra pedir informação e a pessoa q atende q diz fazer parte do sindicato,não sabe informar nem o q se passa nas pautas de reuniões.
    o pessoal tá revoltado e com razão e agora vem com uma conversa fiada q temos q tomar as funçoes dos agentes do peva,sem nenhum acrescimo no salario,sem nenhuma gratificação,faça-me o favor.

    ResponderExcluir
  14. Liguei para o sindicato para falar em relação ao concurso realizado pelo prefeito Ricardo Coutinhona epoco, ja faz um ano que era pra ter sido convocado e até agora nada, sou do Dostrito II e eles estão precisando por lá de 2 agentes comunitários de Saúde, não me convocam e ficam enrolando, e o sindicato simplesmente mandou eu fazer um baxo assinado e ir na prefeitura, tipo, fazer o papel do sindicato e não ser atendido por ninguém lá na prefeitura... Sindicato, veja também os novos componetes que podem chegar ao sindicato, os que estão esperando a convocação da prefeitura e que ja tem até uma ação do ministério público e até agora o sindicato não se manisfestou... Isto sim é revoltante!

    ResponderExcluir
  15. O SINDACS-PB tem que tomar alguma providencia sim, e aí sindicato vai ficar de braços cruzados mesmo? ou vai ajudar aos que desejam igressar?

    ResponderExcluir
  16. nao acredito no papai noel,nem coelhinho da pascoa,nem fantasma,menos ainda no sindacs-pb.

    ResponderExcluir
  17. Aprendi ainda no tempo de colegio, a professora de matematica me dizia... qualquer numero multiplicado por zero, vai dar zero! mas hoje aprendi que tudo multiplicado, dividido, diminuido, ou somado, pelo sindicato tambem vai dar tudo zero!
    Um ZERO bem grande pra vcs!
    e espero mesmo que não cancelem este campo de comentarios do Blog do SINDACS-PB, pois lembrem-se que o blog não é de vcs, e sim de todos nós!
    esse é o unico meio de contato com vcs, ja que pelo telefone, nem vcs sabem informar as pautas de uma reunião!

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de ao menos uma manifestação do sindicato...

    ResponderExcluir
  19. olá companheiros descupe por não responder antes, é que estamos muito oculpados recentemente com a organização da proxima assembléia de João Pessoa e as apurações das comissões. Bom no momento não há condições estruturais para responder a todas as perguntas a curto espaço de tempo, então é pedido o comparecimento na sede para diálogarmos com mais clareza visto que os assuntos mencionados ainda não estão claros a alguns companheiros, pode ser agendado ou não dependedo com qual pessoa você deseja falar. Bom vamos aos fatos: no SINDACS existem companheiros diretores que são de contratação de 2003 e também sofrem desta mesma angústia,portanto o não iremos de maneira alguma relachar na busca da vitória desse pleito,pois todas as medidas foram tamadas e algumas outras estão na retaguarda para que de maneira nehuma os ACS's sejam prejudicados, as pautas das reuniões com a categoria são enviadas e protocoladas em todas as USF's de João Pessoa, se caso houve de não ter recebido por favor nos comunique para que possamos verificar e providenciar a comunicação, e em relação as ações do sindicato, não esperamos a satisfação geral pois sempre há pessoas com pensamentos difetentes, sempre tem alguém que não se agradada. Mas não desistimos e buscamos constantemente o bem maior, o bem público, a coletividade, agradar a todos. Também gostaria de pedir aos companheiros assíduos e principalmente aos insatisfeitos do nosso blog que compareçam pessoalmente na sede para podermos esclarecer, dialogar e discutir todos assuntos pertinentes, para não restar nehuma dúvida. Como sabemos que sempre existe pensamentos opostos ao nosso trabalho, gostaria de ao menos manter-se o respeito e a dignidade pois somos da mesma classe funcional e prezamos pela autenticidade e o respeito deste blog e espero que os críticos saibam se expressar com criatividade, como nós respeitamos a todos também pedimos que seja reciproco. Sabemos da importancia deste canal de informação, ajude-nos a mantelo com o mais alto nível o qual nos merecemos, porque jamais iremos nós abater por grupos oposicionista, iremos até o fim para estabelecer uma dignidade maior e respito por parte de todos com a categoria e dizer-mos com orgulho que somos Agentes Comunitários de Saúde do Estado da Paraíba.

    ResponderExcluir
  20. OLÁ PESSOAL SOU ACS E GOSTARIA DE INFORMA A TODOS QUE VISITAM O BLOG, JÁ QUE O PESSOAL DO SINDICATO NÃO COLOCO O AVISO AQUI,
    30-02-2011 PRÓXIMA QUARTA-FEIRA HAVERÁ REUNIÃO DO SINDICATO COM ACS'S NO GINASIO DO LICEU AS 15HS, ALGUMAS ALGUM AGENTE DE SAÚDE NÃO SAIBA, PASSEM A INFORMAÇÃO PRA TODOS ACS'S

    ResponderExcluir
  21. muito bem sindacs!!!! sempre irá existir oposição, engraçado eles preferem que não exista sindicato... ai ai ai ai o que seria de nós sem um sindicato, a gestão iria mandar e desmandar,ai realmente seria "lê lê lê" esse não é um dos mais fortes do brasil, mas pelo menos podemos contar com alguns beneficios adquiridos por eles, pessoal vamos nos unir, com isso podemos ser mais fortes, ano que vem tem eleição eles podem comer na nossa mão. obg

    ResponderExcluir
  22. nossa colega aí de cima é uma sonhadora...a gestão já manda e desmanda!
    o sindicato existe sim,para alguns...para outros ela existe somente na estrutura física!
    agora eu fiquei curioso p saber dos tais beneficios...quais são?
    comer na nossa mão? faça-me rir não..
    se o sindicato não esta do nosso lado..como isso vai acontecer??

    ResponderExcluir
  23. rapaz, me responda ai por que eu ainda não recebo 714,00 +20% de insalubridade!? so isso! somente isso! não entendo já foi aprovado pelo ministro da saude a tempos, e nada da prefeitura repassar, isso se chama ROUBO! apenas me responda pq eu continuo recebendo 651+20%? so isso! nunca ninguem sabe informar! Se nosso colega João que eu sei, é muito responsavel, poder responder de uma forma clara essa simples pergunta, nós ACS de Joao Pessoa-PB podemos ate entender a situação da SINDACS, mas ta dificil! .............................................................
    POR QUE EU CONTINUO RECEBENDO 651+20% e NÃO 714+20%????

    ResponderExcluir
  24. deixa ver se eu ajudo o companheiro angustiado ai em cima: meu querido daonde você tirou esse 714,00 tem que ser obrigatóriamente repassado em forma de salários aos ACS??? pelo o que eu sei o ministro lançou a PORTARIA Nº 3.178, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010 que Fixa em 714,00 o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde. Isso quer dizer que o incentivo é para o programa, assim pelo texto dessa portaria os prefeitos de todo o brasil fazem o que quizer com esse valor, muitos dizem que não podem repassar integral devido aos encargos trabalhistas, alguns repassam mas os ACS não tem carteira assinada agora o problema ta no ministro que não especifica. espero ter ajudado^^ qualquer coisa da uma olhada ai na internet...

    ResponderExcluir
  25. O COMPANHEIRO PODE ESTAR ANGUSTIADO SIM...E NÃO TEM RAZÃO?
    QUER DIZER Q NA SUA "CABECINHA",SE OS PREFEITOS NÂO QUEREM PAGAR...QUE NÃO PAGUEM!
    SE A ANTIGA GESTÃO E A ATUAL ,Q SÃO A MESMA COISA,FICAM DE CONVERSINHA FIADA,DIZENDO Q NÃO PODEM PAGAR...TU FICA ASSIM..."CONFORMADO"!
    DIFÍCIL ACREDITAR Q O COLEGA "CONFORMADO" AÍ DE CIMA,SEJA ACS...
    SEGUNDO O CONFORMISMO DO RELATOR PASSSADO..DÁ PRA ENTENDER Q : (1)VAMOS TODOS ACEITAR DE BRAÇOS CRUZADOS PELA NOVAS ATRIBUIÇÕES DE COMBATE A DENGUE,OU SEJA,VAMOS A CAÇA DOS MOSQUITINHOS.
    (2) A PREFEITURA COITADINHA,NÃO PODE NOS PAGAR O Q A PORTARIA REFERIDA NOS DIZ A RECEBER,MESMO DEPOIS DE AGORA ESTARMOS ALÇADOS A ACS/PEVA..OU SEJA MULTIÚSO,VAMOS FESTEJAR..UPAUPA
    (3) ACS DE 2003,VAMOS SAUDAR AO SINDICATO PELA EXCELENTE FORMA COMO VEM NOS DEFENDENDO,COM RELAÇÃO A NOSSA CAUSA...VAMOS SAUDAR LOGO,PQ AMANHÃ AGENTE NÃO SABE,VAI Q A GENTE ABRIR O JORNAL E ..TODO MUNDO NA RUA!
    (4) ACS Q PASSARAM NO RECENTE CONCURSO,UMA HORA..QUEM SABE NO PROXIMO ANO,VCS SEJAM CHAMADOS..SE DEPENDER DO SINDICATO..PRÓXIMOS ANOS E OLHE LÁ...
    NÃO,NENHUM DE NÓS FICARÁ CONFORMADO,NEM ABAIXAREMOS A CABEÇA,SABE PORQUE?
    PORQUE DIFERENTE DE VC...SABEMOS DE NOSSA FORÇA,SABEMOS Q SOMOS CAPAZES...VOLTE A REALIDADE....MATRIX SÓ NA FICÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  26. EU TO DE GREVE!!! E VCS???

    ResponderExcluir
  27. o sindicato teve tempo para fazer este texto todo, mas não respondeu a ninguém! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. SOU ACS fui para a reunião que aconteceu dia30-02-2011 com o sindicato no auditório do lyceu,
    Decidimos na reunião,condinuarmos com a decisão já tomada na assembleia anterio:

    1º Iremos fazer a orientação ducativa,preventiva sobre a dengue como já fazemos a tempos, iremos registra em nossos caderno ou aveiam. Não iremos preenche ficha alguma do ACE.

    2º Na assembleia anterior tinhamos votado um percentual de reajuste salarial para negociarmos com a gestão de 20%, 15% e no minimo 12%.

    A GESTÃO NOS OFERECEU APENAS UM REJUSTE DE 6%. UM ABSURDO,O SINDICATO IRÁ NEGOCIAR NOVAMENTE COM A GESTÃO DIA 06-05-2011. NÃO SERÁ ACEITO UM REAJUSTE MENOR QUE 12%.

    Vamos nos unir acs's caso não seja revisto pela gestão este percentual oferecidos por eles, vamos a lutar nas ruas.

    ResponderExcluir
  29. Esse gestão é tão MONÁRQUICA que não
    dúvido nada que que a Ilma. Senhora
    Secretária venha a aceitar 12% de reajuste
    para a nossa categoria.

    Eles falam que somos um elo muito
    importante no programa saúde da família,
    e se somos tão importantes, porque não valorizão
    a nóis??

    ResponderExcluir
  30. Me disseram na USF que trabalho, que caso a secretaria nao aceitar um reajuste de 12% todos os ACSs entraram de greve, e que o medo do nosso sindicato é que se houver greve nem todos ACSs entrem na Greve... Acho dificil os ACS não entrarem, como nosso amigo ai em cima, ele ja ate antecipou, ja ta de GREVE! vamos esperar ate o dia 6! Se entrar mesmo de greve, eu ate me arrisco a me sindicalizar! ;D

    ResponderExcluir
  31. EITA SITE DESATUALIZADO DA GOTA SERENA!!!

    esse tal nova reuniao com a secretaria, foi dia 06/04/11 agora, ou so sera no mês de maio como diz um comentario acima, ouvi no psf que seria esse mês, se sim alguem tem alguma novidade? iai?

    ResponderExcluir
  32. alguem ouviu falar de um almento de 14% que saiu para toda equipe da esf?

    ResponderExcluir
  33. Soube que a reunião com a KENKA da Sec. de Saúde foi dia 06/05, mais até agora o Sindicato não passou nada.

    ResponderExcluir
  34. 06/05??? foi? hoje é dia 09/04...

    ResponderExcluir
  35. "Vamu" sindicato fala alguma coisa...pow.como pode um sindicato ter um blog e não ler o q seus associados colocam,nao esclarecem suas dúvidas...vai ter aumento? se vai,será de quanto? a partir de que mês?

    atualiza esse troço.....

    ResponderExcluir
  36. não é!!!Bora sindicato vai atualizar as informações ou ta dificil???????para que realmente voces servem??????????????
    E aí?como foi a reunião????????????????

    ResponderExcluir
  37. concordo com o colega, quando ele diz que pedimos imformação e o sindicato ou quem atende não sabe informar nada, estou esperando resposta da invasão dos acs de mari na secretaria não é legal ficar sem notícias. mas ainda digo "O SINDICATO SOMOS TODOS NÓS,UNIDOS E FORTES'' se quizermos mudar algo temos que nos unir.

    ResponderExcluir