RUA DA REPUBLICA 235 CENTRO
CEP 58.010-180 JOÃO PESSOA - PB
FONE:
(83) 3031 2903
FAX: (83) 3031 2903
EMAIL:
sindacs.pb@hotmail.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

SINDACS participa de Oficina de Comunicação promovida pela CNTSS

24/10/2011

Papel da mídia na disputa da hegemonia e importância das redes foram destaque nos debates



          A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Serviço Social – CNTSS/CUT realiza nos dias 24 e 25 de outubro, em Guarulhos, São Paulo, uma oficina nacional de comunicação, com debates voltados para a formação em comunicação de dirigentes sindicais e assessorias de comunicação do ramo. Renato Rovai, editor da Revista Fórum, Paulo Salvador, do núcleo de planejamento editorial da Revista do Brasil e Leonardo Severo, da assessoria de Comunicação da CUT Nacional, abriram o debate da manhã: “A política de comunicação para o fortalecimento e visibilidade das ações sindicais”.
          O secretário de Comunicação da CNTSS, Sandro Cezar, mediou os debates. Os convidados apresentaram um quadro geral dos meios de comunicação no Brasil e em outras partes do mundo, com destaque para a importância do uso das novas mídias - como sites, radio e tv web -, e das novas formas de comunicação, especialmente, as redes sociais, como o Youtube, o Facebook e o Twitter, como importantes ferramentas na disputa da hegemonia e fortalecimento das ações dos movimentos social e sindical.


          Na parte da tarde, os participantes puderam ter contato com o projeto de comunicação que vem sendo implementado nacionalmente pela Central agregando suas estaduais e ramos, como a CNTSS, que, durante a atividade, inaugurou novo site (www.cntsscut.org.br), agora hospedado em servidor próprio da CUT. Paula Brandão, da assessoria de Comunicação da CUT Nacional contribui com os trabalhos, apresentando também experiências práticas de uso das redes sociais na comunicação cutista.

Rodrigo Savazoni, diretor do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital encerrou os debates abordando experiências bem sucedidas de uso da rede para a disseminação de conteúdos ‘progressistas’, que se contrapõem e fazem frente à ‘velha mídia’, manipuladora e defensora dos interesses econômicos e políticos de grande parte das elites.
          Na terça-feira, dia 26, último dia do encontro, está reservado para oficina prática de formação em comunicação, que contará com a contribuição de Vera Gasparetto, jornalista e formadora da Escola Sindical Sul.








Confira as fotos da galeria montada pelos participantes da oficina, utilizando a rede social Flickr: http://www.flickr.com/photos/comunicacaocut/

Nenhum comentário:

Postar um comentário