RUA DA REPUBLICA 235 CENTRO
CEP 58.010-180 JOÃO PESSOA - PB
FONE:
(83) 3031 2903
FAX: (83) 3031 2903
EMAIL:
sindacs.pb@hotmail.com

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

02 DE AGOSTO, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE O DIA É SEU!


          É COM GRANDE ALEGRIA QUE A DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDICATO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA PARAÍBA - SINDACS/PB PARABENIZA TODOS OS COMPANHEIROS DE PROFISSÃO, SABEMOS QUE MUITO TRABALHO PARA REALIZAR, CONQUISTAS IMPORTANTES, AVANÇOS E MELHORIAS. MESMO ASSIM NÃO PODEMOS ESQUECER DE UM PASSADO VITORIOSO, LUTAS EXITOSAS E CONQUISTAS HISTÓRICAS. 
          A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ESTABELECEU EM SEU ARTIGO 37 COMO ÚNICA PORTA DE ENTRADA PARA O SERVIÇO PÚBLICO, DESDE 1991 AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE FORAM CONTRATADOS POR MEIO DE UMA SELEÇÃO PÚBLICA MAIS SIMPLIFICADA PARA EXECUTAR UM TRABALHO JUNTO A SUA COMUNIDADE, DESDE ENTÃO DADOS IMPORTANTES COMO A MORTALIDADE INFANTIL FORAM REDUZIDAS EM MAIS DE 300% EM TODO O PAÍS.
          NO ANO 2002 O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO SANCIONOU A LEI 10.507 DE 10 DE JULHO DO ANO SUPRACITADO CRIOU A PROFISSÃO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, DESDE ENTÃO UMA INTERESSANTE PARCERIA ENTRE OS SINDICATOS DA PARAÍBA, BAHIA, PERNAMBUCO E OUTROS ESTADOS CRIARAM UM GRUPO DE TRABALHO PARA INTERAGIR COM O GOVERNO FEDERAL LEVANDO OS PLEITOS DA NOSSA CATEGORIA, O MOVIMENTO LOGO GANHOU FORÇA E A ADESÃO DE PARLAMENTARES QUE ABRAÇARAM A CAUSA DENTRE ELES PODEMOS DESTACAR OS DEPUTADOS MAURICIO RANDS (PE), FATIMA  BEZERRA (RN) E VALTENIR PEREIRA (MT).
          EM 2006 ALGO QUE PARA MUITOS ERA UMA UTOPIA SE TORNOU REALIDADE, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL RECEBEU UMA EMENDA DE NÚMERO 51/2006 QUE BENEFICIOU COM EXCLUSIVIDADE A NOSSA CATEGORIA POSSIBILITANDO AOS MUNICÍPIOS A REGULARIZAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS EM EXERCÍCIO POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO PUBLICO. A LEI 11.350/2006 REGULAMENTOU A EMENDA 51/2006 E DETERMINOU AS REGRAS PARA REGULAMENTAÇÃO DO VINCULO TRABALHISTA DA CATEGORIA, RECONHECENDO INCLUSIVE OS PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES A LEI E CONCEDENDO O DIREITO DOS PROFISSIONAIS QUE VINHAM TRABALHANDO A ANOS SEREM DISPENSADOS DE SUBMETEREM-SE A UM NOVO PROCESSO SELETIVO, PODEMOS DEFINIR COMO A MAIOR VITÓRIA DE UMA CATEGORIA PROFISSIONAL EM NOSSO PAÍS.
    JÁ NO ANO DE 2010 "O RAIO CAIU NOVAMENTE EM UM MESMO LOCAL" CONTRADIZENDO TODA A LÓGICA A NOSSA CATEGORIA CONQUISTOU MAIS UMA EMENDA CONSTITUCIONAL EXCLUSIVA A DE NÚMERO 63/2010 QUE TRATA DO PISO SALARIAL NACIONAL DA CATEGORIA, ASSIM COMO A EMENDA 51/2006 É NECESSÁRIA UMA LEI FEDERAL PARA REGULAMENTAR A EMENDA PARA QUE POSSAMOS PASSAR A RECEBER O PISO SALARIAL TÃO DESEJADO.
          ATUALMENTE O GRUPO DE TRABALHO QUE VEM NEGOCIANDO COM O GOVERNO FEDERAL NÃO PARA DE CRESCER GANHOU FORÇAS E ALIADOS IMPORTANTES, HOJE FAZEM PARTE DO PROCESSO OS ESTADOS DA PARAÍBA, ALAGOAS, BAHIA, SERGIPE, CEARÁ, PERNAMBUCO, ACRE, RORAIMA, SÃO PAULO, PARÁ, GOIÁS, MINAS GERAIS E E OUTROS QUE COM O APOIO DA CNTSS E CUT VEM AVANÇANDO NAS NEGOCIAÇÕES E NOS DIAS 07 E 08 ESTARÃO EM BRASÍLIA PARA UMA PROVÁVEL AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA SAÚDE.
          ESPERAMOS EM BREVE ANUNCIAR O PISO SALARIAL E OUTRAS CONQUISTAS QUE ESTÃO EM ANDAMENTO, E COMO NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE FAZER NESTE DIA ESPECIAL DEIXAMOS UMA MENSAGEM PARA A CATEGORIA PROFISSIONAL MAIS ORGANIZADA, AGRADECER PELA CONFIANÇA EM NOSSO TRABALHO E CONVIDAR PARA SOMAR FORÇAS POIS UM  SINDICATO FORTE É UM SINDICATO COM VOCÊ.


”Cuida do amor, como o jardineiro da flor
Cuida do bem, assim como ninguém.
Paciente e contente, sempre cuida da gente
Nos separa da dor, faz do ódio o amor
Cuida de mim, cura minha dor
ACS do bem, ACS do amor.”


A DIRETORIA
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário