RUA DA REPUBLICA 235 CENTRO
CEP 58.010-180 JOÃO PESSOA - PB
FONE:
(83) 3031 2903
FAX: (83) 3031 2903
EMAIL:
sindacs.pb@hotmail.com

terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO PROMETE EXTENSÃO DOS DIREITOS QUE OS SERVIDORES ESTATUTÁRIOS TEM PARA OS ACS E ASA!

OUTRO PROJETO DE LEI APRESENTADO PELO VEREADOR BIRA ESTENDE AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AOS AGENTES DE SAÚDE AMBIENTAL OS DIREITOS PREVISTOS NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO ENTRE OUTAS. 
DEVIDO AOS DADOS COLETADOS NAS RECLAMAÇÕES DOS COMPANHEIROS DE DIVERSAS UNIDADES O SINDICATO SOLICITOU APOIO NO SENTIDO DE CONTEMPLAR AOS ACS E ASA OS DIREITOS QUE TODOS OS SERVIDORES ESTATUTÁRIOS TEM, O PROJETO ACRESCENTA AINDA UM PARAGRAFO ÚNICO QUE PROMETE RESOLVER UM ENORME PROBLEMA ENCONTRADO HOJE NA CATEGORIA: "A CADA DIA QUE PASSA AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO CONTRIBUEM PARA O ADOECIMENTO DA NOSSA CATEGORIA UM EXEMPLO DE DESRESPEITO COM OS ACS FOI UM CASO DE CÂNCER DE PELE QUE O INSS RECOMENDOU O REAPROVEITAMENTO DO AGENTE EM OUTRA FUNÇÃO E A PREFEITURA SE MANIFESTOU ATRAVÉS DE ENTENDIMENTO JURÍDICO QUE O MESMO DEVERIA SE APOSENTAR OU VOLTAR AO SOL ALEGANDO QUE NÃO HAVIA PREVISÃO LEGAL DE REAPROVEITAMENTO E ISSO É DESUMANO, UM ABSURDO" ESCLARECE O COORDENADOR DO SINDICATO MARCELO PIRAIBA, VALE SALIENTAR NESSE CASO QUE O ATUAL SECRETARIO DE SAÚDE ADALBERTO FULGÊNCIO AO SER INFORMADO PELO SINDACS PRONTAMENTE ATENDEU O PEDIDO DO SINDICATO E ACATOU A DECISÃO DO INSS REAPROVEITANDO DO PROFISSIONAL. 

CONFIRA NA INTEGRA O PROJETO DE LEI:

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. ________/2013.
AUTOR: VEREADOR UBIRATAN PEREIRA – BIRA.

INCLUI NA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL O ART. 86-A, QUE REGULAMENTA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E OS AGENTES EM SAÚDE AMBIENTAL, REGIDOS PELA CLT, E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


A CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, FAZ SABER QUE:

Art. 1°. Fica acrescido à Lei Orgânica do Município de João Pessoa o art. 86-A, que passa a regulamentar os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes em Saúde Ambiental, regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas, dispondo do seguinte texto:

Art. 86-A. Ficam estendidos aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes em Saúde Ambiental, regidos pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, todos os direitos dos servidores municipais estatutários, previstos da Lei Orgânica Municipal, precipuamente aqueles constantes do art. 78, em meio ao Capítulo III, que trata “Dos Servidores Públicos”, do Título IV, que trata “Da Administração Pública”.
Parágrafo único. Quando estes agentes contraírem doenças graves advindas do trabalho em contato com raios solares e produtos tóxicos ou qualquer outro elemento que comprometa a saúde do servidor, mesmo diante da proteção prevista no art. 78, inciso XV, deste diploma, terão direito a relocação para o trabalho distante destes agravantes.

Art. 2°. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 João Pessoa, Paraíba, 24 de Abril de 2013


Ubiratan Pereira de Oliveira – Bira
Vereador


JUSTIFICATIVA

                   A presente propositura tem como escopo tornar expressos os direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes em Saúde Ambiental, regidos pelo sistema celetista, precipuamente em virtude da omissão destes em meio a Lei Orgânica do Município.

                   Apresenta-se, portanto, o presente projeto de Lei Complementar, incluindo na Lei Orgânica Municipal o art. 86-A, estendendo aos trabalhadores celetistas os direitos dos servidores públicos estatutários, previstos no art. 78 desta Lei.

                   O serviço público, como se sabe, envereda-se por caminho cada vez mais defasado, em que seus servidores passam a gozar de condições cada vez mais complicadas à sua própria manutenção, bem como de sua família.

                   Garantir direitos básicos a estes servidores é o mínimo que a Administração Pública pode fazer, motivo pelo qual passa este parlamentar a apresentar a presente propositura.

                   Insta ressaltar que esta nasceu a partir de reivindicações de servidores inclusos nesta categoria dos celetistas, que buscaram o gabinete parlamentar deste Vereador para que, com isso, fosse possível a regulamentação de tais direitos.

                   Assim sendo, compreende-se de forma bastante justa a postulação da categoria, requerendo, portanto, a compreensão de seus pares para que a presente propositura seja aprovada e encaminhada para a sanção do Excelentíssimo Prefeito.


João Pessoa, Paraíba, 28 de Abril de 2013




Ubiratan Pereira de Oliveira – Bira
Vereador


Nenhum comentário:

Postar um comentário